Menu Principal  
Início  
Notícias  
Historial da Aldeia  
Loc. de interesse turístico  
Actividades culturais  
Onde Comer  
Onde Ficar  
Onde Comprar  
Artesanato  
Telefones Úteis  
Galeria de Fotos  
Links Úteis  
Contactos  
Colectividades  
 
Login  
 
Nome de Utilizador:
Password:
Historial da Aldeia
Historial da Aldeia

 

 

Freguesia do SABUGUEIRO

Concelho de Seia
Distrito da Guarda
Portugal

 

 

 

Vista d'Aldeia - Centro 

 

HISTORIAL

Reza a história que esta freguesia surgiu a partir de um aglomerado de cabanas de pastores que aproveitavam os pastos para as suas ovelhas e cabras.

Em antigos documentos aparece chamada de "Vila de Sabugária". É por isso, povoação muito antiga, de que dão notícias as Inquirições de D. Afonso II, em 1296, onde se chama "Sambugueiro", Sabugário e Sabugueiro (Bigotte, 1992).

O Capitão Dr. António Dias, na sua "Monografia do Sabugueiro" insere uma inquirição em que D. Pascoal respondeu que nesta povoação eram possuidores de terras Mendo Carneiro, Pedro Viegas e Domingos Gonçalves, que não pagavam foro ao "Senhor Rei".
O Cadastro da população do Reino, mandado organizar por D. João III, em 1527, dava a Seia 1.168 moradores e ao Sabugueiro 19.

O Sabugueiro era freguesia independente, pelo menos em 1757 e assim o confirma o código Administrativo de 1836. Porém, em 1936, foi anexada à de Seia, pelo que os seus habitantes fizeram esforços para obterem a devida autonomia e assim o conseguiram em 1946.

Nos fins do século 19, a penetração da Serra da Estrela começou a verificar-se através de excursões cientificamente organizadas. O Sabugueiro tornou-se estação obrigatória ou ponto de apoio e de passagem para os exploradores. De aldeia ignorada, tornou-se muito conhecida.

 

Sabugueiro com neve

 

 DEMOGRAFIA

Segundo os Censos de 2011, a população residente no Sabugueiro é de 478 pessoas, das quais 247 homens e 231 mulheres. Os mesmos Censos registaram 178 famílias clássicas e 333 alojamentos familiares.

 

TURISMO

O Sabugueiro é uma das mais extensas freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela e localiza-se a 1.100 metros de altitude, sendo por isso, conhecida como a "Aldeia mais alta de Portugal".

Localizada a meio caminho do ponto mais alto, no Planalto Central, a Torre, a aldeia é conhecida pelos seus recursos naturais, entre os quais as quedas de água e pelas vistas de uma vegetação serra única.

Precisamente pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.

Embora o turismo e o comércio constituam as principais actividades económicas das suas gentes, os usos e costumes de antigamente marcam, ainda, o ritmo diário da aldeia.

Outrora terra de centeio e de pastorícia, o Sabugueiro oferece ao visitante paisagens vislumbrantes e locais pitorescos de curiosidades múltiplas.

Os moinhos de água e o forno comunitário são exemplos de memórias de um passado que não quer ser esquecido.

A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos que merecem uma visita.

Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.

 

COMÉRCIO

Ao longo da Estrada Nacional 339, o Sabugueiro dispõe de 12 Restaurantes, que de há 5 anos para cá promovem, em conjunto com as entidades locais, uma Mostra Gastronómica, como forma de promover a gastronomia local.

Em termos de hotelaria, possui mais de 10 unidades, entre elas uma Albergaria, Turismo Rural, Turismo de Habitação e Alojamento Local, num total de mais de 100 camas registadas. 

Contabilizam-se ainda 30 casas de comércio local, vocacionadas para o turismo, com venda de produtos artesanais.

 

ENTIDADES / COLETIVIDADES

- Junta de Freguesia
- Associação de Beneficência do Sabugueiro
- Associação Juvenil da Serra da Estrela
- 4ª Secção dos Bombeiros Voluntários do Sabugueiro
- Futebol Clube Montanha
- Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Sabugueiro

 

Junta de Freguesia do Sabugueiro

A Junta de Freguesia é o órgão autárquico representativo da Freguesia do Sabugueiro, que no âmbito das suas atribuições procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

Junta de Freguesia do Sabugueiro

 

Associação de Beneficência do Sabugueiro

A Associação de Beneficência do Sabugueiro surgiu em 28 de Setembro de 1989, a quem foi atribuído o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 5 de Fevereiro de 1996.
De então para cá tem vindo a desenvolver um trabalho social meritório junto da população.
Possui uma Residência Sénior com 39 idosos na valência de Lar; 20 crianças em ATL e presta apoio domiciliário a cerca de 20 idosos, além de ter em funcionamento um Centro de Atendimento Médico, Farmácia ao Domicilio, Escola de Música, e espaço internet.
A instituição possui ainda um outro edifício, O Centro Social, onde decorrem ações de formação e convívios comunitários.
Em termos sociais, a instituição tem tido também em funcionamento nos últimos anos os projetos "Pontes do Alva" e "Alavanca", no âmbito do apoio a toxicodependentes e doentes alcoólicos dos concelhos de Seia e Gouveia.

Associação de Beneficência do Sabugueiro

 

Associação Juvenil da Serra da Estrela

A Associação Juvenil da Serra da Estrela é uma associação Juvenil criada em 2006, com o objetivo de promover o convívio juvenil, dinamizar e promover a aldeia do Sabugueiro, realizar atividades com envolvência comunitária.

 

4ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Seia - Sabugueiro

A 4ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Seia está instalada num pequeno quartel que através dos meios ali estacionados permite uma intervenção mais rápida e eficaz no combate a fogos florestais. Esta unidade dispõe igualmente de uma ambulância, ao serviço para transporte de doentes, sobretudo para o Hospital de Seia, que dista 11 Km.

 

Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Sabugueiro

Atualmente a paróquia do Sabugueiro é presidida pelo padre Jorge Gouveia, em regime de substituição, devido à ausência por doença do Padre Rogério Miranda. A missa dominical realiza-se aos domingos às 15 horas.
O padroeiro da terra é S. João Batista, celebrando-se a sua festa na noite de 23/24 de junho. A grande romaria da freguesia realiza-se no terceiro domingo de Setembro em louvor de Nª Sra da Graça. Para além da Igreja Paroquial, existe ainda outro local de culto que é a Capela de NºSra. De Fátima.

 

EQUIPAMENTOS

- Residência Sénior
- Centro Social
- Central Hidroeléctrica do Sabugueiro
- Escola Primária
- Praia Fluvial
- Museu Etnográfico
- Forno Comunitário
- Polidesportivo
- Campo de futebol 

 

Residência Sénior

A Residência Sénior da Associação de Beneficência do Sabugueiro, situada na Rua da Ribeirinha, alberga 39 idosos na valência de Lar, 20 crianças em regime de ATL e presta apoio domiciliário a cerca de 20 idosos, além de ter em funcionamento um Centro de Atendimento Médico, Farmácia ao Domicilio, Escola de Música, e espaço internet.

Lar de Idosos da Associação de Beneficência do Sabugueiro

 

Centro Social

O Centro Social, situado na Rua da Barreira, já foi Centro de Dia, e atualmente serve de espaço para ações de formação e convívios comunitários.
Durante o Inverno, alberga ainda a equipa de intervenção da Proteção Civil de salvamento e socorro na Serra da Estrela.

Centro Social

 

Central Hidroeléctrica do Sabugueiro

Esta Central faz parte do conjunto de aproveitamento hidroeléctrico da Serra da Estrela, pertencente à EDP e outrora mandado construir pela Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela.
Seguindo a estrada em direção a São Romão, o visitante poderá entrar no Museu da Eletricidade, na Senhora do Desterro.

 

Escola Primária

A Escola do 1º Ciclo, ainda hoje designada de "Escola Primária" acolhe cerca de 30 crianças, entre elas as do Jardim de Infância.
Foi das poucas escolas do concelho de Seia, comparando com freguesias médias que não fechou as portas, fruto de algum dinamismo económico e social que ainda vai fixando jovens a esta terra do interior do país.

Escola Primária do Sabugueiro

 

Praia Fluvial

A Praia Fluvial é o local privilegiado para o descanso, sobretudo no Verão, onde apetece mergulhar nas águas cristalinas que correm por entre as pedras gastas da ribeira.

 

Museu Etnográfico

O "Forno Velho" é hoje um espaço museológico onde estão retratados vários aspetos rurais da aldeia, com destaque para a pastorícia e sementeiras agrícolas.
Este espaço situa-se na parte mais antiga da freguesia, junto ao forno comunitário.

Museu Etnográfico do Sabugueiro

 

Forno Comunitário

O Forno Comunitário foi ao longo dos anos utilizado por quase todas as famílias da freguesia para cozer o "Pão do Sabugueiro", um elemento central da alimentação que dava sustento para uma ou duas semanas.
Ainda hoje o visitante pode encontrar algumas mulheres da aldeia com os seus tabuleiros à cabeça, que aqui vêm cozer o saboroso pão.

Forno Comunitário

 

Polidesportivo

Junto à praia Fluvial, na margem do Rio Alva, situa-se o Polidesportivo da Freguesia, disponível para o desporto e lazer, quer dos habitantes da aldeia, quer dos turistas que visitam o Sabugueiro. 

Polidesportivo do Sabugueiro 

 

Campo de Futebol

Os campos de futebol tiveram a sua função social e desportiva nesta região, sobretudo nas décadas de 70, 80 e 90.
Hoje são locais propícios a convívios, como é o caso do "campo do Sabugueiro" situado nos Currais, a meio caminho para a serra e ponto de partida para vários circuitos pedestres.

Campo de Futebol do Sabugueiro

Notícias
Mapa Google
Mapa Google de Sabugueiro
Utilitários
Adicionar aos favoritos
Mapa do Site
Sugestão/Reclamação
Visitas
 
  Validated by HTML Validator (based on Tidy)   Valid HTML 4.01 Transitional  
  Pagína Principal | Onde Ficar | Onde Comer | Artesanato | Notícias | Contactos   Topo Topo  
.::Copyright © 2008 Sabugueiro Todos os Direitos Reservados::.
Desenvolvido por Portugal Interactivo
OPTIMIZADO PARA 1024 X 768